Itapetinga (Pedra Branca) Comemora 63 Anos De Emancipação Política…

O município de Itapetinga, localizado na Região Sudoeste da Bahia, distante 596 km da capital (Salvador), comemora seus 63 anos de emancipação política neste 12 de dezembro. A emancipação ocorreu em 12 de dezembro de 1952. Até a sua emancipação, Itapetinga era Distrito de Itambé.

A região onde hoje se situa a cidade de Itapetinga começou a ser conhecida a partir de 1912 quando Bernardino Francisco de Souza e alguns parentes e trabalhadores, tentando encontrar a estrada pedestre entre Vitória da Conquista e Ilhéus, fixaram-se às margens do Rio Catulé para atividades agrícolas.

Em 1914 chegou à região Augusto de Carvalho e adquiriu uma propriedade rural para fins agrícolas e pecuárias. Augusto de Carvalho demarcou em suas terras uma área de 10 hectares para nela ser erguida uma vila, um pequeno povoado. Nasce então, no ano de 1924, o povoado de Itatinga.

Em 1926 Mariano Soares de Oliveira Campos, oriundo do município de Itambé resolveu fixar residência na região. Ao chegar conheceu Augusto de Carvalho que lhe mostrou algumas pequenas casas, e disse que ali estava a vila de Itatinga. Com efeito, Itatinga foi o primeiro nome de Itapetinga, a origem tupi-guarani significava: “Ita=pedra”; “tinga=branca”.

No dia 22 de Junho de 1933, pelo Decreto Estadual de n° 8.499, o povoado de Itatinga passa a ser distrito do município de Vitória da Conquista. Em 14 de Novembro de 1936 sob liderança de Orlando Bahia, Juvino Oliveira, Mariano Campos, Augusto de Carvalho, José de Souza Paim e outros foi criada a Associação Cultural Itatinguense (Itapetinguense), posteriormente organizada sob a forma de Fundação com o fim de divulgar o conhecimento e a cultura no seio do pequeno povoado.

Seguindo o seu progresso, Itatinga cresceu, e no dia 30 de Março de 1938 teve a sua sede elevada à categoria de Vila, sendo ainda integrada ao município de Vitória da Conquista. Porém, no mesmo ano de 1938, no dia 30 de Novembro, a Vila de Itatinga é desmembrada do município de Vitória da Conquista e é anexada ao município de Itambé.

A mudança no nome de Itatinga ocorreu no ano de 1944, com o Decreto-Lei Estadual n° 12.978, no qual o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), determinou que nenhum município do Estado poderia ter nome semelhante a outro. Como os municípios mais antigos tinham preferência em manter seus nomes, foi adicionada a sílaba “pe” ao nome de Itatinga, formando então o novo nome da vila: Itapetinga.

O crescimento foi rápido, tanto sob o aspecto humano quanto econômico, e em 12 de dezembro de 1952 foi criado o Município de Itapetinga, sendo o seu território desmembrado do município de Itambé.

More Like This