No final da tarde desta sexta-feira, 23/10/15, um guarda municipal que tomava conta dos presos na carceragem da Delegacia Territorial de Macarani, foi rendido por alguns detentos custodiados e cinco (05) deles fugiram da Unidade Policial.
A DT de Macarani informou a Coordenadora Regional da 21ª COORPIN de Itapetinga, Dra, Rosilene Moreira, que manteve contato com os delegados Dr. Irineu Andrade (Titular de Macarani) e Dr. Roberto Júnior (Titular de Itapetinga). Algumas incursões da Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar de Macarani estão sendo realizadas na cidade com intuito de localizar os fugitivos.
Dr. Irineu Andrade – delegado titular da DT de Macarani, que imaginava descansar merecidamente o final de semana em Itapetinga no aconchego de sua família, já retornou para o município, distante 45 km de Itapetinga, onde coordena as incursões na região a procura dos fugitivos.
Detentos que fugiram da DT de Macarani:
ROGÉRIO BISPO SANTOS, VULGO “BI”, PRESO POR ROUBO, ART. 157 / PRESO DE MACARANI;
RENATO, VULGO “RENATINHO”, PRESO DA COMARCA DE MAIQUINIQUE, RESPONDE AO ART. 157 – ROUBO;
ADAILTON SANTOS DE JESUS, VULGO “NUNES”, PRESO DA COMARCA DE MACARANI, CONSIDERADO PERIGOSO, RESPONDE AO CRIME DE LATROCÍNIO;
PABLO SANTOS SILVA, PRESO DA COMARCA DE MAIQUINIQUE, RESPONDE AO ART. 33 DA LEI 11.343/2006, CRIME: TRÁFICO DE DROGAS;
WALLAS, ESTE ÚLTIMO AINDA NÃO QUALIFICADO…
Na fuga, os bandidos furtaram uma espingarda calibre 12 da Delegacia Territorial de Macarani. As Polícias Civil e Militar continuam no encalço dos fugitivos por toda região de Macarani, Nova Brasília, Ribeirão do Largo, Vila das Graças, Itapetinga, entre outras…
Como aconteceu…
Os detentos insistiram para que o GM de plantão levasse água para eles, sendo que um deles já tinha conseguido ficar escondido quando foi feito o recolhimento dos presos do chamado “Banho de Sol” no final da tarde desta sexta-feira, 23.10.15. Este preso rendeu o GM e abriu as celas para os demais colegas fugirem da Unidade Policial.
Em Delegacias como a de Macarani, o delegado tem que fazer milagre com o efetivo que tem, são poucos investigadores, escrivães e servidores concursados. Em regime de plantão 24 horas, é impossível uma delegacia sem um efetivo condizente com a realidade funcionar adequadamente.
Comprometimento com o serviço público…
Nas Delegacias Territoriais de Macarani e de Maiquinique, sob a responsabilidade do competente e atuante Delegado de Polícia Classe Especial, Dr. Irineu Andrade, o trabalho tem sido intenso e o resultado tem sido o melhor possível.
O índice de elucidação de crimes contra a vida (Homicídio Consumado e Homicídio Tentado), crimes contra o patrimônio: roubo, furto, combate à criminalidade em geral passa da casa dos 90%, mesmo contando com pouquíssimo efetivo, numa demonstração de que o delegado além de muito competente, conta com uma equipe de confiança, de servidores comprometidos que não medem esforços em desenvolver suas atividades…