Exibição Do Espetáculo “mani – a Lenda Da Mandioca” Em Itambé Foi Um Verdadeiro Sucesso!..

O Projeto Mundioca – Edital Territórios Culturais 2013, financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através dos Editais do Fundo de Cultura, teve início de seus trabalhos no mês de janeiro/2014, mas já há algum tempo vinha definindo o formato do espetáculo, que teve data de lançamento do espetáculo para o público no início de março de 2014.

O Projeto expõe uma Casa de Farinha nas cidades do Território, é bom contrastar o barulho do caos urbano com o clima bucólico e tranquilo da zona rural a partir de uma instalação artística. É vital humanizar essas cidades, que mesmo pequenas começam a copiar o modelo de grandes metrópoles, principalmente no que se refere às drogas e a violência.

E tudo isso acontece através do barulho de uma roda de casa de farinha e dos costumes simples da roça. Quanto à exposição nas fazendas, certamente também causou impacto e estranheza por se tratar de uma casa de farinha cenográfica manipulada por bonecos, mas sem dúvida agradou devido ao aspecto lúdico.

Essa é uma oportunidade única para os trabalhadores rurais se verem através do espetáculo, proporcionando um momento especial para todos, pois raramente eles têm a oportunidade de presenciarem um evento artístico deste porte, onde artes plásticas, teatro e música se misturam, proporcionando um instante único para quem visitar essa Exposição Dramatizada.

Além de chamar atenção para o cultivo da mandioca e das casas de farinha abandonadas, a plasticidade do cenário e dos bonecos juntamente com atores e músicos contrastará a fantasia com a realidade.

A primeira apresentação, que aconteceu no dia 09 de março na Fazenda Boa Esperança (Ruinha) – Ibicuí-BA.
Com: Coordenação, Texto e Direção de Luís Sérgio Ramos, Produção de Marcelo Santana, Bonecos e Casa de Farinha Rústica do Artista Plástico Adilson Ribeiro, com participação de: Tiago de Souza Ribeiro e Tião Pequeno – Ator/Cantor, das Atrizes – Zizi Ferreira e Iara Teles que também é cantora, tem ainda os músicos: Zé Sanfoneiro e o Violeiro João do Campo.

Uma mistura de artistas do Território Médio Sudoeste, a exemplo das cidades de Itapetinga, Macarani, Caatiba, Itororó, Bandeira do Colônia, Itambé, entre outras.
Com apoio técnico do Historiador Tiodomiro Marques – Figurinista: Nilda Rosa – Costureira: Agnair Cardoso e os Contrarregras: Gilvan Brito e Ney Moreira.
O Projeto Mundioca consiste na exposição de uma Casa de Farinha cenográfica manipulada por bonecos de papel marché, onde atores e músicos narrarão lendas indígenas sobre a origem da mandioca e a trajetória da Farinhada desde os tempos coloniais do Brasil até os dias atuais.

O evento CONTA ainda um Workshop de escultura com raízes da própria mandioca e tem sido exibido na zona rural, distritos e cidades do Território 08, divulgando artistas do Médio Sudoeste da Bahia.

Durante a apresentação do espetáculo o artista Adilson Ribeiro (Proponente do Projeto Mundioca) além de recepcionar o público que comparece ao espetáculo, ainda aproveita o tempo de sobra para preparar Beijú de Farinha a moda antiga e servir aos convidados.

O Beiju é de verdade e utiliza-se a massa que é preparada em tempo real na Casa de Farinha montada no local de apresentação. O engenho funciona mesmo, tanto que os bonecos de papel machê fazem o mesmo movimento que os homens e mulheres faziam antigamente nas Casas de Roda durante a fabricação da farinha, goma, puba, e derivados da Mandioca.

Os personagens contam várias versões da Mandioca de como surgiu, como os índios descobriram esse alimento, e cada uma traz um cenário diferente, uma atuação brilhante que encanta e envolve a platéia.

O ESPETÁCULO MANI, A LENDA DA MANDIOCA vem fazendo sucesso por onde passa e já percorreu as principais Cidades, Distritos e Povoados do Território Médio Sudoeste…

Dentro do Território Médio Sudoeste – As Cidades, Distritos, Zona Rural e Povoados que já receberam o Espetáculo “MANI, A LENDA DA MANDIOCA”: Fazenda Boa Esperança – Município de Ibicui / Fazenda Baixa Alegre – Região de São José do Colônia – Distrito do Município de Caatiba / Palmares – Povoado do Município de Itapetinga / Rio do Meio – Distrito de Itororó / Macarani – Bahia (Sede do Município) / Itapetinga – Bahia (Sede do Município) / Itororó – Bahia (Sede do Município) / Itambé – Bahia (Sede do Município) / São José do Colônia – Distrito do Município de Caatiba.

A última apresentação do referido espetáculo será exibido na próxima segunda-feira, 25/08/14, na Praça Matriz de Caatiba-Bahia (Sede do Município).

Em Itambé-BA, município do Sudoeste Baiano, o Espetáculo Mani, A Lenda da Mandioca foi exibido no Mercado Municipal (Feira Livre) da Praça San Filli, na manhã deste sábado, 23/08/14, local estratégico, pois os feirantes e comerciantes, numa mistura de moradores da cidade (zona urbana) com trabalhadores e habitantes da zora rural se misturaram e aproveitaram cada momento do espetáculo.

Os profissionais da Equipe do Projeto Mundioca, mais uma vez fizeram bonito e conquistaram o público presente, gente que entende um pouco do trabalho árduo da roça, a vivência com casas de farinha, a lembrança de uma cultura já esquecida pela sociedade moderna, relatos de pessoas que se emocionaram com o realismo da Casa de Farinha Cenográfica que funciona de verdade e produz em tempo real produtos derivados da Mandioca, alimento que está na mesa de todos os brasileiros.

Beijús de goma fresca produzidos na referida Casa de Farinha foram distribuídos entre a plateia pelo artista plástico e artesão, proponente do Projeto Mundioca, Sr. Adilson Ribeiro.

A animação de Tião Pequeno, aliás, pequeno só o sobrenome, pois se trata de um grande Artista Universal, uma espécie de Faz de Tudo, um dos colaboradores e integrante do Grupo Seleto de Adilson Ribeiro, fez o que gosta de fazer, animar, proporcionar conhecimentos, brincar e encantar a todos a sua volta, sempre na companhia de excelentes atores, músicos e artistas em geral.

Os sertanejos João do Campo & Vadim Viola Verde (Dupla Caipira de Moda de Viola) encantaram o público que não arredou o pé do local da apresentaçao, muitas pessoas aproveitaram o ensejo da apresentação para levar para casa um registro fotográfico através de seus celulares e smartphones.

Foi uma mega apresentação, uma mistura de tudo que é bom! Música, Teatro, Interpretação, Envolvimento, Diversão, Experiência, Resgate Cultural, Valorização, Reconhecimento, Entrega, Aprendizado….

Valeu Itambé e as demais cidades do Território Médio Sudoeste pela receptividade tão significante!!!

Latest Post

All Categories

More Like This